Notícias

A Lembrança do Sabor: pacientes em cuidados paliativos do Hospital Erasto Gaernter eternizam seus nomes em livro de receitas afetivas - 25/01/2024

Material está disponível no formato e-book e contem 12 receitas de pacientes que passaram pelo Hospice


 

Difícil não ter na memória a lembrança do sabor de um prato que marca a presença de uma pessoa querida em algum tempo da nossa vida. As risadas trocadas enquanto todos estão saboreando aquela comida, as histórias contadas, o jeito peculiar daquele membro especial da família. Em muitos casos, a receita vira tradição transmitida entre as gerações. Na culinária, essa tradição tem nome: “receita afetiva”.

Com o objetivo de eternizar algumas dessas memórias, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) lança, nesta quarta-feira (24), o livro “A Lembrança do Sabor”, uma obra que reúne 12 receitas afetivas que marcaram a vida de pacientes do Hospice Erasto Gaertner, unidade destinada a pessoas em cuidados paliativos.

O lançamento do livro marca as comemorações dos 4 anos de atividades do Hospice, apresentando também um pouco do conceito da afetividade em todo o processo de atendimento dos pacientes, em especial a importância afetiva da alimentação dentro dos cuidados paliativos.

O lançamento ocorre em um momento mais especial para ao Hospice, que recebeu nesta quinta-feira (25), a certificação WELL Building Platinum, que estabelece requisitos de desempenho em sete categorias relevantes para a saúde e bem-estar dos ocupantes: ar, água, alimento, luz, fitness, conforto e mente. Atualmente, a instituição é a única do sul do Brasil a receber o selo Platinum, maior nível de certificação da WELL.

“O livro é mais um lindo resultado do trabalho que o Hospice Erasto Gaertner realiza. Trabalhamos incansavelmente para amenizar o sofrimento dos nossos pacientes e nesse projeto mostramos que existem várias formas de eternizar suas memórias, como, por exemplo, por meio de uma culinária afetiva”, explica Marina Lopes, nutricionista e supervisora administrativa do Hospice.

O conceito de “cuidados paliativos” ainda é muito recente no Brasil e até certo ponto desconhecido e repleto de tabus. Por definição, o termo é descrito como um trabalho que busca proporcionar cuidados de saúde ativos e integrais à pessoa com doença grave, progressiva e ameaça a continuidade de sua vida sem possibilidade terapêutica curativa.

Por isso, nas primeiras páginas do livro, o leitor terá oportunidade de conhecer melhor o conceito do trabalho desenvolvido pelo Hospice Erasto Gaertner, alinhavando em seu conteúdo o entendimento da afetividade dedicada pelas equipes de trabalho até chegar à conclusão de como a culinária pode ser fundamental em toda a caminhada do paciente em seus momentos mais desafiadores.

“Receitas afetivas são aquelas que ao nos depararmos com o sabor, podemos fechar nossos olhos e relembrar de momentos gostosos vividos à mesa, do amor que envolvia quem fazia a receita e também quem comia. A importância da receita afetiva no contexto da internação e, principalmente, em cuidados paliativos, está em proporcionar ao paciente reviver momentos gostosos através do sabor. Trazer estas receitas, mesmo que nem sempre feiras pelo autor, permite que os pacientes tenham momentos prazerosos ao relembrar das histórias em família”, reflete Marina.

Acesse o livro clicando aqui.

Ficha Técnica

Título: A Lembrança do Sabor - Um livro de receitas afetivas de pacientes em cuidados paliativos

Elaboração
Marina Lopes Golfetto
Aline Cristina Bucalão de Menezes
Patrícia Blasco Silva

Participação
Clarice Nana Yamanouchi
Manoela Mario Martim

Revisão
Luiz Sérgio Alves Batista II
Carla Regina Worliczeck Martins

Marketing Institucional do Complexo Erasto Gaertner
Camila Zaleski

Diagramação
Matheus Morroz
Vitória Garcia