Notícias

Brasil registra 84 óbitos por dengue, sendo 15 deles no estado do Paraná - 16/02/2024

Aumento de casos pode estar relacionado com o fenômeno El Niño e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus no país.


A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Pessoas de todas as faixas etárias estão suscetíveis à doença, no entanto, as de idade mais avançada e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos mais graves.

Na última quarta-feira (14), a atualização do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde registrou 84 óbitos por dengue no Brasil e 15 deles ocorreram no Paraná. Ao todo, foram registrados mais de 524 mil casos prováveis da doença no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a justificativa para o aumento de casos com relação ao ano passado se deve aos possíveis efeitos do fenômeno climático El Niño, que combina calor excessivo e chuvas intensas. Além disso, tivemos o ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

SINAIS E SINTOMAS

A pessoa infectada pelo vírus pode ser assintomática ou ter um quadro leve. Portanto, é importante observar se o indivíduo apresenta febre alta e pelo menos dois outros sintomas, como: dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea e vômito e manchas vermelhas no corpo.

Nos casos mais graves da doença, que pode levar à dengue hemorrágica, deve-se ficar atento se após o período febril surgem e/ou persistem os seguintes sintomas:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos freqüentes;
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
  • Sangramento de mucosa;
  • Hemorragias.

COMO PREVENIR A DENGUE?

O mosquito busca por espaços que possa usar como criadouro, como caixas d'água e piscinas abertas e até mesmo pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. Portanto, verifique regularmente recipientes que possam conter água parada, esvazie e esfregue para retirar possíveis ovos do mosquito depositados. A eliminação dos criadouros é fundamental para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.

O uso do repelente também pode ser um grande aliado no combate à dengue, utilize o produto regularmente e aplique nas áreas expostas da pele.

Além desses cuidados, existe uma vacina contra a dengue chamada Qdenga (TAK-003), que contém vírus vivos atenuados da dengue e, dessa forma, induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.