Notícias

Campanha Setembro Dourado - 18/09/2015

Erasto Gaertner alerta para a prevenção do câncer infantojuvenil                


O Setembro Dourado marca a luta contra o câncer em crianças e adolescentes no Brasil, e o Hospital Erasto Gaertner ilumina sua fachada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A Dra. Mara Albonei, chefe do serviço de Pediatria do Hospital, chama também a atenção dos profissionais frente aos principais sintomas do câncer infantojuvenil. “Os sinais podem até lembrar doenças comuns da criança ou do adolescente,  mas na verdade são causados por leucemias ou tumores”, explica a médica.

No Brasil, ocorrem cerca de 10.000 diagnósticos de câncer por ano. É a principal causa de morte por doença até os 19 anos. Os tipos mais frequentes são: leucemia, tumores de sistema nervoso central e linfomas. Como não existem exames diagnósticos preventivos específicos para o câncer infantojuvenil, é de extrema importância as consultas periódicas com o pediatra, além de os pais, cuidadores e professores relatarem qualquer alteração no comportamento ou no corpo da criança.

“Embora 80% dos pacientes possam ser curados, se diagnosticados e tratados precocemente, grande parte das crianças brasileiras não tem tido essa chance, ou porque não se pensa no diagnóstico ou porque não são encaminhadas a tempo para os centros de referência”, afirma a médica oncológica do Hospital Erasto Gaertner, Dra. Mara Albonei Dudeque Pianovski.

Entre os sinais do câncer infantojuvenil estão: anemia, sangramento, manchas roxas pelo corpo, aumento de volume das ínguas, tosse seca persistente, dor abdominal, dores nas pernas, mancha branca no olho, puberdade precoce, dor de cabeça, vômitos, dificuldade para andar ou escrever e aumento de volume do testículo.