Notícias

Em parceria com hospital americano, Erastinho atualiza projeto assistencial no combate ao agravamento nas enfermarias - 20/02/2024

O Projeto EVAT foi aplicado em parceria com a Aliança Global do Hospital St. Jude (EUA) e reforça o compromisso com a cultura da segurança do paciente na instituição


Em janeiro, o Hospital Erastinho recebeu a visita da equipe da Aliança Global do Hospital Pediátrico St. Jude, instituição de referência em pesquisa e assistência localizado no Tennessee (Estados Unidos). A visita foi o pontapé para a implementação do Projeto EVAT, que consiste na aplicação de uma escala de sinais de alerta precoce de agravamento nas enfermarias pediátricas. Desde então, o Erastinho passou a ter mais uma ferramenta de controle e acompanhamento na instituição que reforça o compromisso com a cultura da segurança do paciente e permite ações mais ágeis da equipe assistencial.

EVAT é uma sigla, em espanhol, que significa “Escala de Valoración de Alerta Temprana”. Essa metodologia mitiga justamente o risco de agravamento do paciente, considerando a preocupação familiar e gerando um score (pontuação) para tomada de conduta da equipe multidisciplinar.

O setor escolhido para iniciar o projetofoi o Transplante de Medula Óssea, tendo como responsável pelo projeto a Diretora Médica do Hospital Erastinho, Dra. Leisiane Bittencourt. Após a validação desse protocolo, ele será aplicado nos demais setores inclusos no projeto.