Notícias

Encontro de apoio aos laringectomizados - 25/09/2014

Profissionais do Erasto Gaertner promovem o evento toda última quinta-feira do mês

 


As equipes de Fonoaudiologia e Psicologia do Hospital Erasto Gaertner, em conjunto com membros do serviço de Cabeça e Pescoço, está promovendo o encontro para laringectomizados, sempre na última quinta-feira do mês, no Auditório II. No evento, os pacientes que retiraram as laringes em função do câncer têm a oportunidade de compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre as opções pós-cirurgia.

No encontro de setembro, dia 25, o grupo tratou de diversos temas relacionados às formas de comunicação sem a laringe. O convidado especial e professor universitário, João Cândido Pereira de Castro Neto, contou sua experiência, não apenas sobre o uso do aparelho que deu a ele uma “nova voz” - o Eletrolaringe, mas também deu um exemplo de superação ao compartilhar que hoje consegue fazer todas as suas atividades normalmente, inclusive dar aulas.

Segundo a fonoaudióloga Camila Ferreira Molento, muitos pacientes sentem que perderam sua identidade com a perda da laringe e da voz, mas que é preciso, às vezes através de atendimento psicológico, assimilar que a voz emitida com a laringe eletrônica é sua nova voz e também pode ser tão única quanto a antiga, visto que mesmo com o aparelho, cada paciente soa de forma diferente.

Levantou-se também a tendência à depressão desta condição e a necessidade de levar em conta que os laringectomizados não são mais doentes. Elas já foram doentes e agora precisam não apenas se adaptar, mas exigir que os outros se adaptem às suas condições. Com bom humor, o professor João incentivou participantes e até mesmo auxiliou uma delas a experimentar o seu aparelho. Ao fim do evento, ele foi agraciado com um certificado, das mãos da fonoaudióloga Camila Ferreira Molento. Confira as imagens!