Notícias

Erasto Gaertner e Conscientizar+ realizam ação contra o câncer de pele no Litoral - 22/01/2024

Comandado pelo Hospital Erasto Gaertner, o Programa Conscientizar+ levou a Guaratuba uma ação especial de prevenção contra o câncer de pele a turistas, moradores e servidores da saúde


Entre os dias 19 e 21 de janeiro, o Hospital Erasto Gaertner, em conjunto com o Programa Conscientizar+, foram até Guaratuba (PR) para realizar uma ação de combate e prevenção ao Câncer de Pele. Estiveram presentes médicos do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital e enfermeiros especialistas em oncologia, que se instalaram na Praia Central da cidade, orientando a população sobre os perigos da doença, como prevenir e o que fazer em caso de suspeita.

A tradicional ação de verão do Programa Conscientizar + veio este ano com o slogan Conscientizar + 2024: Aproveitando o Verão Com Mais Saúde. A mobilização teve o apoio da Prefeitura de Guaratuba.

Das 9h às 16h, a equipe do Hospital Erasto Gaertner, instituição que é referência no combate ao câncer no Brasil, montou uma tenda no Calçadão da Praia Central (entre o posto Q6 e Posto de Guarda Vidas).

Os profissionais especialistas responderam dúvidas, deram orientações sobre prevenção, lesões suspeitas, e informações sobre como funciona o encaminhamento para o diagnóstico e o tratamento do câncer de pele nas unidades e instituições de saúde. Foi oferecido ainda protetor solar à disposição para quem quisesse, seguido de orientações sobre a quantidade correta. 

“A cada ano temos percebido um aumento do número de casos de câncer de pele, então, é importante que a população saiba, de forma simples, o que é a doença. Nós temos dois importantes tipos que são o melanoma e o não melanoma. O não melanoma é uma ferida que não cicatriza com mais de 21 dias e o melanoma é aquela pinta que já existia, que pode ser de nascença, mas que mudou de forma, mudou de cor, cresceu, ou ainda proporciona coceira. Então, neste sentido, a nossa ação é: o hospital se aproxima da população e consegue, em um atendimento rápido, que não é consulta, oferecer orientação e uma primeira avaliação (quando necessário), proporcionando oportunidade para um encaminhamento à unidade de saúde e direcionamento para ao hospital”, explica o médico Leandro Carvalho Ribeiro, chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner.

Treinamento para profissionais de saúde de Guaratuba

Antes de levar a campanha ao público da Praia de Guaratuba, nesta sexta-feira (19), o Hospital Erasto Gaertner oferecerá aos profissionais da Secretaria de Saúde de Guaratuba um dia inteiro de imersão, em um treinamento sobre como atuar na prevenção e no atendimento de pacientes com câncer de pele, desde o rastreio da doença.

Sobre o Programa Conscientizar +

Com a convicção de que a jornada da saúde começa pelo cuidado, o Programa Conscientizar + tem levado atenção e assistência gratuita itinerante a milhares de pessoas no Sul do país. Esse trabalho não é feitosomente nas praias, pois é levado também a unidades de saúde e outros locais, em diversos municípios onde tem atuado.

Exames físicos e clínicos e ações preventivas contra os tipos de câncer mais incidentes na população – de pele, de mama, de colo de útero e de próstata – são algumas das medidas oferecidas para o público, que chega ao programa espontaneamente por meio de divulgações locais em seus municípios. O objetivo é estimular na sociedade as causas que abrangem responsabilidade social e saúde.

Em atividades executadas em eventos públicos ou privados, a equipe de profissionais do C+ faz ainvestigação clínica de doenças através de exames para identificar sinais e sintomas iniciais de doenças.