Notícias

Erasto Gaertner é um dos vencedores no Prêmio Líderes IVSB 2023 em 05 Linhas de Cuidado - 06/03/2024

A premiação destacou os resultados assistenciais alcançados pela instituição que melhoram a vida do paciente de forma sustentável


O Hospital Erasto Gaertner foi um dos vencedores do Prêmio Líderes Índice Valor Saúde Brasil (IVSB) criado pela Plataforma Valor Saúde Brasil. O Hospital foi destaque pelo seu desempenho assistencial em 11 Linhas de Cuidado ao paciente, que representam a prestação de serviços de seguros e de qualidadeque melhoram a vida do paciente. O evento foi realizado em dezembro de 2023 em Belo Horizonte e estiveram presentes 57 instituições de todo Brasil no evento, que se destacam na qualidade e segurança do paciente.

O Erasto foi premiado nas seguintes linhas:

  • Assistência a Pacientes com Insuficiência Renal
  • Neoplasia de Cabeça e Pescoço
  • Neoplasias Musculoesqueléticas
  • Neoplasia de Pâncreas e Hepatobiliar
  • Neoplasias do Sistema Reprodutor Masculino

E ganhou destaque em outras áreas:

  • Assistência ao Idoso
  • Assistência a Pacientes com Infecção do Trato Urinário
  • Medicina Interna Adulto
  • Neoplasia Digestiva
  • Neoplasias do Sistema Reprodutor Feminino
  • Assistência a Pacientes com Sepse

Com as Linhas de Cuidado em destaque, o Erasto e as demais instituições premiadas contribuíram para evitar 39.3% dos óbitos previstos e salvar 2.318 pessoas em 12 meses. O HEG especificamente se destacou por apresentar o menor número de óbitos previstos e pela média de permanência também ter sido abaixo do previsto pela IVSB.

O que é a Plataforma Valor Brasil?

A Plataforma Valor Brasil mede e compara a eficiência e os desfechos assistenciais (óbitos) com o ideal esperado pela complexidade clínica da população assistida por uma determinada instituição de saúde. Desta forma, aquelas que conseguem atingir resultados excepcionais, acima do esperado, nas dimensões de eficiência e desfecho, são categorizadas como líderes na entrega de valor saúde.

A plataforma utiliza algoritmos computacionais e machine learning para verificar esses dados. O processo é feito a partir das características de saúde dos pacientes e possíveis complexidades e criticidades clínicas. O IVSB gera uma pontuação que vai de 0 a 100, sendo que a nota mais elevada indica que o resultado foi mais efetivo.

Para receber o prêmio e representar todos os colaboradores do Erasto estiveram presentes Camila Marchesini, enfermeira supervisora do Escritório de Valor, e Sabrina Koch, enfermeira analista de DRG.

“Essa premiação significa para nós a materialização da nossa missão, que é combater o câncer com humanismo, ciência e afeto”, explica Camila Marchesini. “O que fazemos rotineiramente é contar com nossos parceiros para entregar mais saúde a quem mais precisa”, conta. A enfermeira e especialista ainda reforça que no Erasto, a entrega de valor é feita pensado no paciente e também no colaborador. “A gente gosta de falar que essa entrega vai da portaria até a nossa alta gestão, reforçando em todos uma cultura de que o valor em saúde não é um projeto, mas uma jornada para as próximas gerações”, diz Camila.

A enfermeira Sabrina também diz muito contente com o prêmio. “Uma das formas que temos de entregar valor saúde ao nosso paciente, e entregar um cuidado com mais segurança e qualidade, é através da plataforma DRG”, explica. “Com ela conseguimos identificar números e medir estratégias para entregar valor, qualidade e experiência a todos do nosso hospital”, conta Sabrina.

O que é necessário para a entrega de valor?

Para atingir resultados acima da média na entrega de valor é necessário existir práticas instituídas que aumentam a segurança assistencial. É necessário também aperfeiçoar os cuidados na atenção primária e nas urgências/emergências, prevenindo internações evitáveis e fortalecendo a transição segura do cuidado, evitando readmissões não planejadas e proporcionando máxima eficiência no uso do leito.

O cuidado baseado em valor é bom para todos. Ele oferece mais segurança ao paciente, mais acesso aos sistemas de saúde pela população e entrega uma assistência de qualidade a um menor custo.

“As instituições de saúde que trabalham com o IVSB mudam seu foco de volume para valor e, com isso, ajudam o sistema de saúde a se tornar: economicamente sustentável, equitativo, eficiente, centralizado no paciente e acessível, por reduzir os atrasos e as esperas”, explica Renato Couto, cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.