Notícias

Erasto Gaertner integra Conselho Municipal da Pessoa Idosa - 03/08/2015

Novos conselheiros não-governamentais tomaram posse no dia 31 de julho                


Os novos conselheiros não-governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) tomaram posse no dia 31 de julho, na Prefeitura de Curitiba. O Hospital Erasto Gaertner integrará o CMDPI por dois anos, representado por Jacir Mendes, como conselheiro titular, e Anderson Straub, como suplente. O Conselho é formado por dez representantes da sociedade civil organizada e dez da esfera governamental.

“Minha proposta é contribuir de forma efetiva para a formação das diretrizes das políticas de atendimento ao idoso e fomentar a discussão da importância da mobilização das empresas e de toda a sociedade organizada no financiamento a projetos de atendimento continuado, com recursos oriundos de incentivos fiscais”, explica o conselheiro empossado, Jacir Mendes.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet, que reiterou a importância de um olhar amplo e inclusivo no que diz respeito aos idosos. “O Conselho tem que pensar toda a cidade. Pode contribuir muito com o debate sobre o Plano Diretor, sobre a atenção básica na saúde, sobre políticas de acessibilidade. Pode ter um olhar voltado para todas as áreas da cidade pensando na estratégia e na inclusão”.

Para o atual presidente do Conselho, Luiz Carlos Betenheuser Júnior, que representa os órgãos governamentais, a atuação do órgão em Curitiba teve avanços, mas os desafios ainda são muitos. “Como um órgão de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa avançamos na garantia e proteção de direitos. Contudo, a população da cidade está envelhecendo cada vez mais e as políticas voltadas para os idosos devem ser olhadas com cada vez mais atenção e cuidado”, ressaltou.