Notícias

Hospital Erasto Gaertner realiza exame endoscópico assistido por inteligência artificial - 27/02/2024

Essa foi o primeiro exame do tipo realizado no hospital, que utilizou a IA para detectar automaticamente lesões com risco para câncer


Recentemente, percebeu-se um aumento no número de pesquisas sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na área da saúde, associado à maior precisão e rapidez diagnóstica. Marcando presença no desenvolvimento científico no assunto, o Hospital Erasto Gaertner realizou em fevereiro o primeiro exame endoscópico assistido por inteligência artificial na instituição

 
O procedimento consistiu em uma colonoscopia que utilizou um sistema computadorizado capaz de detectar automaticamente lesões com risco para câncer e pólipos intestinais. O exame foi realizado pelo Dr. Eduardo Aimoré Bonin e Dr. Leonardo Yoshio Sato, ambos médicos endoscopistas do Hospital Erasto Gaertner. 
 
Durante o procedimento, a IA utilizada analisou em tempo real as imagens produzidas durante o exame e marcou as áreas suspeitas para pólipos. “Ela avisa ao médico que algo pode estar alterado naquela região, então, nós especialistas, avaliamos e validamos o achado”, explica o Dr. Bonin, reforçando que o uso da inteligência artificial é uma ferramenta que vem para somar com a prática médica. 
 
Esse sistema já é utilizado em outros países, bem como em outros centros de referência pelo Brasil. O Dr. Bonin explica que a IA se mostra útil e promissora para médicos na detecção de lesões cancerígenas precoces, que impacta positivamente no bem-estar e saúde do paciente. 
 
O Erasto Gaertner agradece às empresas Golden e Labormed, que representam a marca japonesa Fujifilm no Estado do Paraná, por cederem o equipamento para o procedimento. Conforme os representantes da marca no Paraná, essa foi a primeira vez que esse equipamento específico das empresas foi utilizado no nosso estado.