Notícias

IV Convenção Estadual das Redes Femininas de Combate ao Câncer - 20/05/2015

Evento reuniu voluntárias de todo Paraná nesta quarta-feira                         


Aconteceu no dia 20 de maio, a IV Convenção Estadual das Redes Femininas de Combate ao Câncer (RFCC). O evento contou com a presença das regionais do Estado do Paraná, com o objetivo de capacitar, integrar e motivar voluntários e foi realizado no Salão de Atos no Parque Barigüi.

A programação contou com palestras sobre os temas “Novas Fronteiras no Tratamento do Câncer”, “Por que adoecemos? Algumas reflexões acerca do desenvolvimento humano”, “Cuidados com o corpo e com o espírito”, “Prevenção do câncer masculino”, “Eficiência energética humana” e “Longevidade feliz” com os médicos e psicólogos do Hospital Erasto Gaertner.

Participaram também a presidente estadual das Redes Femininas do Paraná e da RFCC de Curitiba, Cleide Anastácio Rando, e o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago. O encontro foi muito importante devido a troca de experiências dos voluntários e presidentes das RFCC. Cleide Anastácio Rando afirma que a convenção foi uma ótima oportunidade para capacitar os voluntários, principalmente, porque contou com palestras de médicos e psicólogos.

 

Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Rede foi fundada em 18 de março de 1954, tendo como presidente a Sra. Anita Gaertner. No início, o objetivo principal da RFCC era angariar recursos para a construção de um abrigo que atenderia pacientes com câncer. O sucesso das primeiras campanhas realizadas incitou a projeção de um plano mais audacioso, no qual os pacientes oncológicos teriam assistência especializada e condições mais humanas durante o tratamento. Iniciou-se assim, a construção do Hospital Erasto Gaertner, onde foi instalada também a sede da RFCC.

Hoje, a Rede Feminina de Curitiba é presidida pela Sra. Cleide Anastácio Rando, que comanda um grupo de aproximadamente 400 voluntárias e voluntários que atuam em diversos setores dentro e fora do Hospital Erasto Gaertner. A Rede Feminina constitui-se em uma unidade operacional da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, a quem está subordinada legal e administrativamente. É hierarquicamente organizada e responsável pelo auxílio ao paciente oncológico na sua plenitude.