Notícias

Novo sistema de cirurgia robótica chega ao Hospital Erasto Gaertner - 18/03/2024

O novo sistema Da Vinci X irá somar o parque tecnológico oferecendo um equipamento mais moderno aos profissionais e pacientes 


No último dia 08/03, o Hospital Erasto Gaertner recebeu um novo sistema de Cirurgia Robótica, o Da Vinci X. Esse é mais um passo da instituição, referência no tratamento do câncer, na modernização do parque tecnológico. A aquisição do robô foi viabilizada por meio de uma parceria estratégica com a Strattner, empresa que atua há mais de 70 anos no mercado médico-hospitalar. A previsão é aumentar o número de procedimentos com a nova solução ainda no mês de março.

O Da Vinci X vem para substituir o Da Vinci modelo SI, sistema robótico atualmente em uso no Erasto Gaertner. A nova geração possibilita uma solução mais moderna, oferecendo maior precisão no procedimento cirúrgico. Com a nova versão da tecnologia, o hospital garante seu compromisso em priorizar o bem-estar e qualidade de vida do paciente oferecendo soluções para cirurgias minimamente invasivas, que colaboram para uma recuperação mais rápida do paciente e para sua reinserção na sociedade com qualidade de vida.

Assim que o novo sistema for instalado, o antigo Da Vinci SI será alocado no Centro de Treinamento de Cirurgia Avançada do Erasto Gaertner (CTCA/EG), onde será utilizado para capacitação de profissionais médicos, colaborando como compromisso da instituição com o ensino na área da Oncologia e, principalmente, contribuindo para a formação de novos cirurgiões especializados em cirurgia robótica no país.

Pioneirismo no sistema robótico

O Hospital Erasto Gaertner foi o primeiro hospital do Paraná e santa Catarina a utilizar um sistema robótico, adquirido em 2016. Além disso, foi o primeiro a usá-lo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De lá pra cá, mais de 500 cirurgias já foram realizadas por meio desta tecnologia inovadora.

Em abril de 2023, o Erasto foi homenageado pela própria Strattner pelo seu pioneirismo. Outras condecorações também foram feitas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que reconhece o HEG como um Centro de Treinamento de Cirurgia Robótica Oncológica.

Entenda como o robô funciona

O robô da Vinci é dividido em três componentes: Console do Cirurgião, onde o médico fica ergonomicamente sentado e movimenta os controladores com as mãos para que tais movimentos sejam transmitidos precisamente às pontas dos instrumentais.

O cirurgião observa o procedimento através de visão 3D. Já o segundo item, o Carro do Paciente, é o robô propriamente dito, e fica acoplado à paciente durante o procedimento. Toda movimentação é comandada pelo cirurgião (o robô possui quatro braços onde são instalados três instrumentais e uma câmera) e, por último, a plataforma conta com o Carro de Visão que fornece visibilidade do procedimento à equipe cirúrgica, além de possibilitar acesso às configurações de imagem e de som no monitor touchscreen.