Notícias

Parceria com a Evangelizar leva informação à população - 13/05/2015

Ampliar os meios para conscientizar a sociedade sobre o câncer é o principal objetivo                


O Hospital Erasto Gaertner, referência em oncologia no sul do país, busca ampliar os meios para conscientizar a sociedade sobre o câncer por meio de uma parceria com a Rádio Evangelizar e a Rede Evangelizar de Televisão. Através de programas temáticos, o público pode aprender e sanar dúvidas sobre a doença, desde a sua prevenção até o tratamento. Atualmente, com o advento da tecnologia e melhor acesso à informação, o câncer deixou de ser uma “sentença de morte” para o paciente, porém ainda é um tema rodeado de tabus e um nome impronunciável para muitas pessoas, o que dificulta a detecção precoce e o aumento dos índices de cura.

Os assuntos abordados nos programas de quintas-feiras, dos meses de maio, junho e julho, envolverão questões como o desenvolvimento do câncer, as taxas de cura, diagnóstico precoce, novas tecnologias para os diferentes tipos da doença, entre eles o câncer de pele, mama, útero, próstata e também os linfomas. O tratamento multidisciplinar, essencial na oncologia, terá atenção especial através de temas como a importância da alimentação adequada, inclusive após o diagnóstico, do acompanhamento psicológico, da fisioterapia, fonoaudiologia e também dos cuidados paliativos, para auxiliar a família a lidar com casos de pacientes terminais.  

De acordo com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, a parceria também ajudará aqueles que se interessam pelo assunto e desejam se profissionalizar na área da saúde. “É uma oportunidade ímpar para que toda a sociedade receba informações sobre o câncer. Em alguns casos temos pessoas que compreendem melhor a doença e querem estudar, querem se tornar técnicos, profissionais da área. Então é uma parceria que possibilitará a transmissão de informações para todo o Brasil sobre câncer, uma doença que em 2014 matou mais de 15 milhões de pessoas no mundo inteiro”.

O superintendente, Adriano Lago, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cleide Rando, e o chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, já participaram de programas da Rede Evangelizar de Comunicação, nos quais puderam contar um pouco do trabalho realizado na instituição e explicar como funciona a dinâmica da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em suas respectivas especialidades. Confira a entrevista com Cleide Rando clicando aqui. Para assistir a matéria produzida pela Rede Evangelizar de Televisão sobre a parceria firmada com o Hospital, clique aqui.

Fique ligado na programação da Rede Evangelizar de Comunicação e acompanhe esta série com especialistas do Hospital Erasto Gaertner.