Notícias

Participe do McDia Feliz 2014 - 26/06/2014

Proposta deste ano é voltada para a construção de um espaço de convivência                                    


Pela 20ª vez consecutiva, o Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, participa da campanha McDia Feliz, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. Este ano, os recursos da ação serão destinados à construção do Centro de Convivência da Família, um espaço de 200 metros quadrados, com recepção, brinquedoteca, sala de estar, espaço do adolescente e sala de aula.

De acordo com Cleide Rando, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner, o intuito é proporcionar momentos recreativos e terapêuticos aos pacientes que passam por tratamento contra o câncer na instituição e seus familiares.“O novo espaço ajusta as necessidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais dos pacientes e seus familiares, com objetivo de assisti-los na ressocialização à família, à escola e à sociedade, tornando-os adultos mentalmente seguros e preparados para assumirem papéis sociais importantes como cidadãos”, ressalta.

Márcio Moreira, embaixador do Instituto Ronald McDonald no Paraná, destaca que o assunto é de extrema importância e o McDia Feliz já se consolidou como uma das mais importantes formas de divulgação referentes a batalha contra o câncer no Brasil. “Os programas do Instituto Ronald McDonald contribuíram para um expressivo aumento no diagnóstico precoce e na expectativa de vida dos jovens portadores da doença. Atualmente, o percentual de cura no país pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada. Então nada mais justo que trabalharmos em prol de um motivo tão nobre que é a vida de cada uma destas crianças”, afirma.

Referência no diagnóstico e tratamento de câncer no Sul do país, o Hospital Erasto Gaertner, somente em 2013, atendeu 377 novos casos de câncer na Pediatria, entre crianças e adolescentes, e 4.347 consultas especializadas, sendo 85% dos atendimentos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).