Notícias

Profissionais do Erasto participam de encontro nacional - 04/08/2015

O evento foi realizado no dia 1º de agosto, em Curitiba                              


A médica Paola Pedruzzi, do Serviço de Cabeça e Pescoço, a fonoaudióloga Camila Ferreira Molento e a nutricionista Patrícia Blasco Silva, profissionais do Hospital Erasto Gaertner, participaram, no dia 1º de agosto, em Curitiba, do IX Encontro Nacional de Disfagia, realizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). O principal objetivo do evento foi promover a ampla discussão e troca de informações a respeito da disfagia, um distúrbio de deglutição, enfrentada por muitos pacientes neurológicos, idosos e oncológicos.

As profissionais do Hospital compuseram a mesa “Oncologia” e falaram sobre a experiência do trabalho realizado com pacientes no Erasto Gaertner, por meio dos temas: Abordagem Fonoaudiológica no Paciente Oncológico e os Critérios para Indicação de Avaliação Fonoaudiológica e Nutricional no Paciente Oncológico. O trabalho multidisciplinar no tratamento da disfagia foi discutido no encontro, já que é essencial para o sucesso da atuação clínica e o desenvolvimento de novas pesquisas. “Essa questão foi debatida o tempo todo durante o evento. O trabalho em equipe é essencial para qualidade de vida do paciente”, ressalta Camila Molento.

No Erasto Gaertner, a disfagia verifica-se em pacientes acometidos por tumores cerebrais, de cabeça e pescoço, de esôfago, entre outros. De acordo com Camila Molento, qualquer oportunidade de discutir sobre saúde, reabilitação e equipe multidisciplinar é válida e traz benefícios para a instituição e seus pacientes. “Pudemos encontrar médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas e acadêmicos. Esta troca traz diversas possibilidades e estudos atuais que contribuem na melhor avaliação e tratamento para disfagia”, conclui a fonoaudióloga.