você está em: home / / O que é o câncer?

O que é o câncer?

O câncer é uma doença que surge devido a alterações genéticas (DNA) de células normais, transformando-se em células malignas. Essa transformação envolve inúmeras etapas do ciclo celular. Em tecidos normais, existe um equilíbrio entre crescimento celular e morte celular.

No câncer, esse equilíbrio ocorre de forma anormal (descontrole de crescimento e/ou não funcionamento de mecanismo de morte celular). Existem estruturas responsáveis pelo crescimento celular (proto-oncogenes), assim como existem estruturas responsáveis pela morte celular (oncogenes supressores). Tais estruturas desempenham importante papel na regulação do ciclo celular. De certa forma, um descontrole entre essas estruturas, tanto para mais, quanto para menos, seria responsável pelo surgimento do câncer.

Dentre as diversas causas responsáveis por esse descontrole, ou seja, pelo surgimento do câncer, encontramos os carcinógenos ambientais (cigarro, álcool, radiação ionizante (luz solar, produtos químicos, má alimentação etc...), os fatores endógenos (alterações hormonais, obesidade, envelhecimento, etc...), assim como os fatores genéticos. Uma diferença importante entre um tumor maligno e um tumor benigno está justamente na capacidade das células malignas conseguirem, através de seu crescimento, invadir a corrente sanguínea, e circular pelo corpo se alojando em outro órgão, esse mecanismo chamamos de metástase.

Entendemos atualmente que a maioria dos tumores malignos (70%), são chamados de esporádicos, tendo como a principal causa os fatores ambientais e endógenos. Representativamente, os tumores malignos hereditários respondem por cerca de 5 a 10% dos casos. Por isso, prevenir ainda é o melhor remédio contra o câncer.