Notícias

Ablação Percutânea: Técnica trata diversos tipos de tumores - 21/07/2020

Procedimento minimamente invasivo permite rápida recuperação                                                                                                           


O Hospital Erasto Gaertner realiza a técnica de Ablação Percutânea, um método eficaz e seguro, realizado por um médico radiologista intervencionista certificado.

A Ablação Percutânea é um procedimento capaz de destruir células cancerígenas por meio da introdução de agulhas longas que oferecem energia (calor ou frio) na região do tumor e mantém os tecidos adjacentes saudáveis.

Lesões hepáticas, renais, pulmonares e ósseas podem ser tratadas por meio desta técnica, além da indicação em algumas lesões benignas, como nódulos de tireóide e miomas uterinos.

Indica-se o procedimento nos casos de pacientes que não podem ser submetidos a cirurgias maiores por questões de doenças associadas; pacientes com tumores com dimensões não muito grandes (nestes casos, os resultados são semelhantes às cirurgias habituais) e, em alguns casos, pode ser complementar ao tratamento quimioterápico ou cirúrgico.

A Ablação Percutânea, por ser uma técnica minimamente invasiva e sem cortes, permite que o paciente tenha uma recuperação mais rápida, pois há menor perda sanguínea, menos risco de infecções hospitalares e menos dor pós-procedimento.