Notícias

Ações de combate ao câncer de boca completam 35 anos no Paraná - 23/11/2023

Hospital Erasto Gaertner comemora mudança de comportamento da população ao longo dos anos


Há 35 anos eram iniciadas, de forma tímida, as primeiras ações de combate ao câncer de boca no Paraná. O responsável por esse movimento, que sempre teve o objetivo de levar informação aonde a população está e cuidar de quem precisa de tratamento, é o cirurgião dentista Laurindo Moacir Sassi, o Dr. Sassi, responsável pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacialdo Hospital Erasto Gaertner.

Se havia dúvida sobre o sucesso das diversas campanhas contra doenças, intituladas com cores ou nomes em referência aos 12 meses do ano, a campanha de combate ao câncer bucal do Dr. Sassi trouxe a certeza de que é possível, sim, com informação e atendimentos voluntários, fazer o número de casos dadoença diminuir a partir da educação do povo em bons hábitos de saúde. 

Números catalogados ao longo dos anoscomprovam a afirmação. “Em todas as nossas campanhas, realizamos ações de atendimento ao público e orientações, em praças e comunidades de diversos municípios.Entre os anos de 1989 e 2007 uma boa parte da população, 19,6 %, nunca tinha ouvido falar sobre o câncer de boca, muito menos sobre a prevenção. Ao longo dos anos, esse número foi caindo. Entre 2009 e 2013, esse percentual da falta de conhecimento foi para 6%. Nos anos seguintes, alcançamos mais pessoas ainda e constatamos que apenas 3,6% da população do Paraná ainda não sabiam sobre o câncer de boca”, explica Sassi. 

 

Atendimento no Centro de Curitiba

Para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, será realizada, nesta sexta-feira (24/11), a 35ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Lesões Cancerizáveis de Boca. Organizado pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacialdo Hospital Erasto Gaertner, com apoio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e pescoço do HEG e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, os profissionais estarão na Boca Maldita, das 8 às 17 horas.

“Orientamos os pacientes a criarem um hábito de realizar o autoexame em casa. A pessoa deve ficar em frente a um espelho e, com o cabo de uma colher, afastar a bochecha, levantar a língua, olhar toda a mucosa bucal em busca de manchas brancas, vermelhas, caroçose feridas. Em caso de identificação de sinais que não desaparecem em 15 dias, deverá consultar o dentista no postinho de saúde. Essas e outras informações referentes à prevenção do câncer bucal serão levadas para a campanha. Também vamos conscientizar sobre os hábitos nocivos à saúde”, destacou o Dr. Sassi.

O foco do trabalho incidirá, ainda, sobre a educação preventiva, por meio de materiais informativos sobre autoexame e medidas profiláticas. "Na hipótese de ser encontrada qualquer alteração na cavidade bucal, o paciente será encaminhado para uma avaliação mais detalhada na unidade de referência", enfatizou Dr. Sassi.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Os principais fatores de risco são o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, sendo que o risco é potencializado nos indivíduos que utilizam tabaco e também bebem. Outro fator que merece atenção é a exposição solar prolongada sem proteção, principal fator de risco para o câncer de lábios.

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de boca podem chegar a 95%.  O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Brasil registre mais de 15 mil casos novos da doença ao longo deste ano.

“Quando olho para trás e observo que foi plantada uma ótima semente, e neste momento estamos colhendo os frutos, ou seja, a diminuição dos casos novos de câncer bucal no estado do Paraná, enquanto outros Estados não têm o mesmo privilégio, é uma grande realização de um profissional que conseguiu levarà sociedade aquilo que recebeu nos bancos da Universidade. Ainda tenho um sonho: manter esse projeto de prevenção, regando todos os dias as sementes que foram plantadas”, conclui Dr. Sassi.

 

Serviço:

35ª Campanha de Combate ao Câncer Bucal

Atendimento gratuito para verificação de lesões suspeitas e orientação sobre o câncer bucal

Iniciativa: Hospital Erasto Gaertner

Data: 24/11/2023

Horário: 8h às 17h

Local: Calçadão da XV – Boca Maldita

Assista o vídeo sobre a campanha