Notícias

Adeus a Edite Pizzatto: símbolo de solidariedade e amor ao próximo - 14/04/2016

A voluntária faleceu no dia 13 de abril, aos 98 anos                                              


Morreu ontem (13), aos 98 anos, a cofundadora e ex-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a professora Edite Pizzatto, viúva do grande idealista da Medicina paranaense, Dr. Antero Sady Pizzatto, que também foi um dos fundadores da Liga Paranaense de Combate ao Câncer.  Ambos dedicaram suas trajetórias de vida a pacientes oncológicos carentes da região.

O envolvimento de Edite com a filantropia teve origem em 1940, quando se casou e, sete anos após, participou da fundação da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), mantenedora do Hospital Erasto Gaertner. Naquela década, teve os primeiros contatos com os pacientes necessitados e florescia ali a devoção ao próximo e o auxílio aos carentes.

Com a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 1954, iniciaram-se inúmeras ações de arrecadação de recursos para a construção do Hospital Erasto Gaertner, como bingos, desfiles, feiras, entre outros. Muitos eventos e campanhas foram realizados com a colaboração da sociedade e, aos poucos, a estrutura do Hospital foi tomando forma. Hoje, seus trabalhos perduram, porque Edite tornou-se motivação e inspiração para voluntários e parceiros que atuam diretamente na causa. A história da Liga e do Hospital estará, para sempre, relacionada à trajetória inigualável de Edite Pizzatto. 

O corpo de Edite Pizzatto foi velado ontem na Assembleia Legislativa do Paraná e o sepultamento aconteceu hoje (14) às 10h, na Comuna Evangélica Luterana.