Notícias

Cheff do Antonina 336 prepara almoço especial para colaboradores do hospital - 19/06/2023

Rafael Krieger preparou e serviu um delicioso cardápio no Divirta-se especial "Sabores do Paraná" com contribuição da nossa equipe de Nutrição e Dietética


Na última sexta (16), o Hospital Erasto Gaertner recebeu o chefe de cozinha do restaurante Antonina 336, Rafael Krieger, para preparar um cardápio especial aos nossos colaboradores. O menu chamado “Sabores do Paraná” contou com um delicioso barreado e variadas opções de guarnições típicas, como aipim frito e vinagrete de banana. A ação ocorreu junto da programação do Divirta-se, um projeto do da equipe de Nutrição e Dietética do hospital, que toda sexta-feira promove um cardápio temático e diferenciado.

Para o chefe de cozinha, a pauta da gastronomia e saúde é algo com a qual ele se identifica e considera ser um desafio contínuo, fora da zona de conforto. “A última vez que estive em uma cozinha como essa foi há 15 anos, quando eu fazia o curso”, brinca Rafael ao chegar pela primeira vez no hospital. Ele comenta que a gastronomia pode parecer simples, mas é um campo extremamente amplo. “Você consegue fornecer várias experiências ao público. Diferente de um restaurante, onde o cliente procura algo mais sensorial ou arquitetônico, quando cozinhamos no hospital, queremos dar essa ênfase na prevenção e no bem-estar”, explica. 

Para essa experiência, Rafael comenta que essa é outra esfera dentro do espectro de possibilidades da gastronomia. Durante a preparação, antes de vir até o Erasto, o profissional conta que contou com a ajuda da apostila “Alimentação & Saúde: Como os alimentos podem promover bem-estar e qualidade de vida” disponível no site do hospital visando divulgar conhecimentos sobre como o ato de se alimentar vai muito além do que apenas ingerir nutrientes. “Ao ler a apostila, eu percebi que já eram coisas que eu aplicava de forma intuitiva no meu trabalho”, comenta o chefe. “A leitura foi ótima para compreender os temos mais associados à saúde e atender a expectativa do hospital, que é de promover uma gastronomia de prevenção. Achei genial”, comenta.

Em seu trabalho no Antonina 336, Rafael tenta ao máximo incorporar a cultura e produção do Paraná em seu negócio. “O nosso estado é muito rico e onde eu consigo promover alimentos típicos ou produtores paranaenses, como mel, gengibre, siri, maracujá e os peixes, eu coloco”, comenta. Para além do Paraná, o chefe de cozinha ainda comenta da importância de manter a rastreabilidade dos produtos. “Quando não vem do Paraná, a gente mantém um controle de onde está vindo aquele produto para sempre entregar uma alimentação de qualidade”, finaliza.