Notícias

Complexo Erasto Gaertner lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade - 20/04/2023

A publicação segue o padrão GRI e está alinhada com as premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


No último dia 30 de março, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC – mantenedora do Complexo Erasto Gaertner) no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A solenidade é marcada pelo lançamento da primeira publicação do Relatório de Sustentabilidade, um novo formato de divulgação das atividades realizadas pela empresa no último ano, que está alinhada com as novas tendências do setor nos próximos anos.

O evento contou com a participação de colaboradores, médicos, conselheiros e sócios da LPCC, que se reuniram para acompanhar a apresentação dos impactos sociais, ambientais e de governança da instituição, além dos resultados financeiros do exercício 2022.

O Relatório de Sustentabilidade do Erasto Gaertner segue os padrões GRI (Global ReportingInitiative) e está alinhado com as premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A publicação é composta por 24 capítulos e 268 páginas, que demonstram o trabalho realizado pelas nove unidades operacionais do Erasto Gaertner no ano passado.

Para o superintendente, Adriano Lago, a instituição encerrou o período com grandes conquistas que fortaleceram a linha de cuidado e entrega de valor à sociedade. “Encerramos o período que marcou a celebração dos nossos 50 anos de história com aumento no número de atendimentos, melhor performance nos indicadores qualitativos e superavit, o que reflete um ótimo resultado financeiro frente à sinalização de perdas que projetamos na metade do ano, principalmente devido às consequências da pandemia de Covid-19, que ainda afetam o setor de saúde”, afirmou Adriano.

Ele também comentou sobre a incorporação das perspectivas ESG (Environmental, Social and Governance) nas ações e estratégias da instituição. “Ampliamos o nosso olhar em relação ao papel que assumimos como instituição que gera grande impacto na sociedade. Entendemos que incorporar ações com foco em sustentabilidade em nossas estratégias é essencial para tornar possível nossa visão de futuro de forma ética, responsável e alinhada às expectativas globais. As perspectivas ESG passaram a fazer parte de nossas ações, ao mesmo tempo, em que investimos em projetos de energia renovável, certificações de estruturas sustentáveis e bem-estar do usuário, como a LEED for HealthCare e WELL. Assim, ampliamos o olhar para uma gestão cada vez mais responsável da geração e descarte de resíduos”, finaliza.

A diretora geral do Complexo Erasto Gaertner, Dra. Carla Martins, participou da Assembleia Geral Ordinária e avaliou a atuação da instituição no período. “Fomos instigados a fazer mais e de forma mais oportuna, acessível, eficiente e segura, com equidade, qualidade e com menor desperdício. Fomos case de sucesso na comunidade de hospitais brasileiros que entregam valor. Somos uma instituição modelo em menor tempo de hospitalização e melhor utilização do leito hospitalar, fechando o ano com ganho de eficiência de 28% em relação a 2021. Praticamos, com êxito, o espelhamento das metodologias adotadas na matriz para as unidades. Assim como o exercício do pensamento coletivo e de inovar com práticas replicáveis”, destacou Dra. Carla Martins.

Posse do novo Conselho de Administração e Fiscal

Durante a solenidade foram homenageados os conselheiros que estão deixando os cargos e tomaram posse os novos conselheiros da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, eleitos para as seguintes gestões:

Conselho de Administração – Gestão 2023-2027

- Dr. Carlos Afonso Maestri

- Dra. Claudiane Ligia Minari

- Dr. Flávio Daniel Saavedra Tomasich

- Dr. Leandro Carvalho Ribeiro

- Dr. Vinícius Basso Preti

Conselho Fiscal – Gestão 2023-2025

- Sr. Antônio Augusto Grellert

- Sra. Dulce Maria Negretto Siqueira Machado

- Dr. Giovanni Zenedin Targa

 

Valorização de colaboradores, médicos, voluntários e parceiros

Como forma de valorização dos stakeholders, o Conselho de Administração presta homenagem, anualmente, a parceiros que se destacaram na atuação junto ao Erasto Gaertner e que transmitiram em atos concretos a missão da instituição de combater o câncer com humanismo, ciência e afeto.

Durante o evento, foram homenageados:

Colaboradores:

Marina Lopes (Nutrição e Dietética)

Levino Castilhos (Controladoria)

Aline da Costa Novak (Centro de Infusão)

Maria Angelina Anastácio (Anatomia Patológica)

 

Corpo Clínico:

Dr. Nils Gunnar Skare (Oncologia Clínica)

Dr. José Clemente Linhares (Ginecologia e Mama)

Dr. Sérgio OssamuIoshii (Anatomia Patológica)

 

Voluntários:

Janice Gastaldon

Ana Maria Bida de Oliveira Borges

NiroáZuleikaRibeiro Glaser

 

Comenda Erasto Gaertner (parceiros):

Celso Ferreira de Pontes (Grupo Paraná)

Maira Botelho (Ministério da Saúde)

Wellington Emanuel Coimbra de Moura (Tribunal Regional Eleitoral – PR)

 

Confira o Relatório de Sustentabilidade, na íntegra, clicando aqui.