Notícias

Em fórum internacional de engenharia, Hospital Erastinho é modelo de empreendimento sustentável - 10/05/2023

A unidade foi apresentada pelo Superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, que compartilhou os principais desafios de construir uma unidade de excelência em tratamento oncopediátrico


“Nó em pingo d’água” foi o tema do último Fórum Real State Curitiba, realizado semana passada no Bairro Batel. Representando a instituição, o Superintendente do Complexo Erasto Gaertner, Adriano Lago, apresentou o Hospital Erastinho como modelo de empreendimento sustentável e inovador para a população. No evento, Adriano foi um dos palestrantes convidados para a roda de conversa que também contou com a presença do Diretor de Incorporação da Construtora Laguna, André Marin, e fundador e CEO da Petinelli Inc., Guido Petinelli, como mediador do bate-papo.

A conversa partiu do mote sobre como é possível construir prédios que sejam funcionais, confortáveis e que façam sentido com as tendências globais de realizar projetos que não prejudiquem o meio-ambiente. Afinal, a roda de conversa ocorreu na Galeria Lagunaconsiderada o empreendimento mais sustentável do mundo certificado pelos selos WELL Platinum, LEED Zero Energy, LEED Zero Waste, Zero LEED Carbon e LEED Platinum. Todos estes são selos que pontuam os empreendimentos ao redor do mundo conforme sua sustentabilidade.

O Hospital Erastinho foi pauta no debate justamente por ser a primeira instituição brasileira a conquistar, simultaneamente, também as certificações que levam em consideração parâmetros internacionais de sustentabilidade e promoção à saúde. Neste caso são os selos LEED for Healthcare e WELL BuldingCertification.  Durante a conversa, o diretor da Construtora Laguna, André Marin, também destacou o case. “Toda vez que escuto a história do Erastinho me emociona, porque é um exemplo de algo diferente e inovador para as pessoas”, disse.

Adriano Lago reforçou os desafios na construção do projeto, os aprendizados e destacou a importância da parceria público-privada, que através de vários apoiadores e pessoas que acreditavam no projeto, conseguiu tornar o hospital uma realidade. “Hoje podemos dizer que uma instituição filantrópica como a nossa conseguiu construir um hospital sustentável e que hoje realiza mais de 200 mil procedimentos no Sistema Único de Saúde. Viabilizar um projeto desses, uma parte durante a pandemia e na busca pela viabilidade financeira foi realmente um nó em pingo d’água, mas ficamos muito orgulhosos com o resultado”, diz o superintendente.

Mais sobre o Erastinho

Inaugurado em 2020, é pioneiro por seguir os parâmetros internacionais de sustentabilidade e de promoção da saúde, dentro do conceito Green Hospital. Possui 4.500m² e 43 leitos (entre clínicos, cirúrgicos, TMO e UTI). É especializado em Oncopediatria e oferece também diversas outras especialidades médicas, inclusive com um Pronto Atendimento em Pediatria Geral. Possui estrutura moderna e humanizada para atender crianças e adolescentes de zero a 18 anos.