Notícias

HEG retoma projeto Juntos Prevenindo e Controlando a Infecção Hospitalar - 21/10/2021

O controle de infecção é responsabilidade de todos                                                  


Em outubro de 2021, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Erasto Gaertner retomou o Juntos Prevenindo e Controlando a Infecção Hospitalar com a equipe da Enfermagem (técnicos e enfermeiros) da instituição. 

O JPCIH tem o objetivo de fornecer informações mais aprofundadas sobre epidemiologia e controle de infecção hospitalar para colaboradores que atuam em setores ligados à assistência ao paciente, por meio de aulas ministradas  por profissionais de diversas áreas do Hospital e promoção de discussões técnico-científicas sobre o tema. Segundo Dra. Carla Martins, diretora geral do HEG e idealizadora do projeto, "após a conclusão do curso, o profissional estará apto a realizar auditorias ou visitas técnicas nos setores, interpretar resultados de antibiogramas pelo melhor entendimento das bactérias multirresistentes e melhor compreensão das medidas de precaução", confirmou. Para o participante do JPCIH, fica o compromisso de ser um controlador de infecção e multiplicador da informação dentro do seu posto de trabalho, compartilhando o conhecimento adquirido aos demais integrantes da equipe.

Por fim, Jakeline Marie Servilha Brotto, enfermeira especialista da CCIH e organizadora do projeto, pontuou: "Nós preparamos um cronograma com assuntos mais específicos, como a prevenção de infecção, higiene das mãos, isolamento/precauções, microbiologia, interface da nutrição no controle de infecção, NR32, antimicrobianos, ciência da melhoria no controle de infecção, higienização do ambiente, segurança do paciente e educação continuada. Queremos trazer mais conhecimento para o dia a dia do profissional, no formato de uma pequena pós-graduação, com o objetivo de aprimorar o conhecimento da equipe e gerar mais segurança aos pacientes”.