Notícias

IBEG recebe visita do Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - 12/07/2023

A SETI é umas das parcerias que contribuíram com a construção do novo prédio do Instituto e na aquisição do maquinário

Na última semana, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner recebeu a visita do Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. Na ocasião, o secretário e a equipe conheceram a estrutura do prédio onde está localizado o instituto e puderam ver na prática como as inovações e tecnologias para a popularização da saúde são produzidas.

O secretário estava presente com a sua equipe, que foi recebida pelo Superintendente do Complexo Hospitalar Erasto Gaertner, Adriano Lago, e pelo Diretor Adjunto no IBEG Emerson Czachorowski. Durante a visita, foram apresentadas as conquistas dos últimos anos e os impactos na vida dos pacientes. Entre os destaques da visita foi a prótese fonatória, que possibilita que pacientes que tiveram câncer na laringe e precisaram retirar as cordas vocais através da larigectomia total, possam falar outra vez. Os projetos e produtos do IBEG partem do princípio de oferecer à população tecnologias mais baratas, que contribuam com o tratamento, mas também retome a autoestima e possibilite a retomada das atividades da vida diária sem percalços.

Após conhecerem mais do trabalho, o Secretário e seus representantes conheceram também o pátio de produção do IBEG, onde estão localizados os maquinários utilizados na produção dos materiais. A aquisição desse parque tecnológico foi possível justamente à parceria entre a instituição e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Essa atividade reforça o compromisso e parceria entre o IBEG, o Erasto Gaertner e o Governo do Paraná em prol do desenvolvimento científico na saúde.