Notícias

Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner participa de congresso nacional - 12/05/2023

Evento aconteceu na última semana em Natal (RN) com o tema “Inovação e transformação digital em saúde” e reuniu palestrantes de todo país para debater as perspectivas do mercado no futuro 


O Instituto de Bioengenharia (IBEG), uma unidade do Complexo Erasto Gaertner, foi representado no VII Congresso da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer realizado entre os dias 04 e 06 de maio em Natal (RN). Em 2023, o tema foi “Inovação e transformação digital em saúde”, reunindo especialistas e representantes da área da saúde de todo país para debater inovação, transformação digital, gestão em saúde e as atualidades na oncologia. O congresso abrange o cenário atual e as perspectivas desse mercado no futuro, focando na inovação.

Representando o IBEG, participou do evento o Diretor Adjunto da unidade, Emerson Czachorowski, que apresentou um painel com o tema “Propriedade Intelectual e Inovação” evidenciando as conquistas do instituto em prol da saúde pública e inovação em saúde

Promovendo a justificativa para os resultados alcançados por essa tecnologia, Emerson discutiu números do mercado da saúde e trouxe um debate sobre a importância da inovação nas empresas, impactando diretamente na sustentabilidade financeira. Afinal, com o abrandamento da pandemia, os hospitais voltam a receber cada vez mais pacientes com necessidade de atendimentos individualizados e que precisam de atenção. Só no Erasto Gaertner, por exemplo, de 2021 para 2022 houve um acréscimo de 9,1% em procedimentos e um aumento de 32% em cirurgias.

Outra discussão importante abordada no painel foi sobre como essa inovação é um pilar essencial na entrega de valor para a sociedade. Na ocasião, o IBEG apresentou um de seus produtos que é a prótese fonatória, uma tecnologia implantada entre a traquéia e o esôfago, que permite que os pacientes que tenha sofrido algum procedimento ou trauma nas cordas vocais, consigam falar com a própria voz.

O Congresso da Liga NorteRiograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal, reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia).

Representando o Erasto Gaertner no evento também estiveram presentes a Enfermeira do serviço de Radioterapia e Coordenadora da Residência Multidisciplinar em Cancerologia na área específica de Enfermagem, Edenice de Oliveira Santana; bem como Valdeleni Oliveira Góes Zanardine, Gerente de Suprimentos e colaboradora na Liga Paranaense de Combate ao Câncer (mantenedora do HEG) desde 1993.