Notícias

Primeira Auditoria de Proteção e Segurança de Dados é realizada no hospital - 29/11/2023

Os setores de Proteção e Segurança de Dados (PSD) e Qualidade avaliaram odesempenho dos setores perante a adequação à segurança de dados e conformidade dos processos


Na última semana, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, mantenedora do Hospital Erasto Gaertner, promoveu a primeira Auditoria de Proteção e Segurança de Dados. A ação passou por diversos setores do hospital, entre apoio, assistência e operações, para verificar o desempenho dos setores em relação à garantia da segurança de dados e conscientizar sobre a importância de todos seguirem as diretrizes preconizadas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Durante a auditoria, os colaboradores foram perguntados sobre como agir em caso de vazamento de dados, quais as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança, bem como perceber a familiaridade das equipes com a LGPD.

“Mais do que uma avaliação, essa primeira auditoria teve um papel fundamental para compreender a maturidade institucional sobre a Legislação e os trabalhos em andamento na LPCC desde 2021, para além de ter sido um momento de diálogo, educação e conscientização com os profissionais e as equipes", comenta Cathiani Mara Belle, encarregada de Proteção e Segurança de Dados da instituição. "O importante dessa auditoria foi trabalhar a fluidez e assertividade da comunicação das boas práticas, reforçando que cuidar da proteção e segurança de dados é um papel de todos nós como instituição. Corroborando a preocupação da Alta Administração em garantir que o programa de governança traga proteção e segurança a todas as pessoas, dos pacientes aos profissionais erastianos”.

Com a Segurança e Proteção de Dados, o setor de Qualidade do Erasto Gaertner também participou da auditoria, realizando uma avaliação de conformidade dos processos.

“Todo setor, independente da atuação, precisa padronizar seus processos, conhecer seus resultados e estar conforme a legislação", explica Patricia Gonçalves, supervisora da Qualidade do Erasto. "Um conceito muito difundido ao falarmos de qualidade hospitalar é que quem não mede não gerencia e esse momento de auditoria foi importante para termos um diagnóstico do status da Instituição nos temas que envolvem a Qualidade e que permeiam conhecimentos sobre Gestão de Documentos, Indicadores, Mapeamento de Processos e Não Conformidades. Com essa auditoria conseguimos saber como está a efetividade das nossas ações frente à instituição, orientar nosso calendário para 2024 e conseguiremos crescer juntos em um ambiente de desenvolvimento contínuo”.

Iniciativas contínuas de proteção e segurança

Esta já é a segunda iniciativa esse ano do Erasto em prol da segurança e proteção de dados. Em abril, o hospital protagonizou o encerramento do projeto piloto de Acesso e Identidade para novas práticas de adequação LGPD na Unidade CEPEP, nosso Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa. Profissionais de múltiplas áreas da instituição estão trabalhando para implantar medidas técnicas e administrativas para a proteção de colaboradores, profissionais médicos, voluntários, pacientes, familiares, terceiros e doadores.

Esse projeto proporcionou a revisão e refinamento dos perfis de acesso de profissionais que atuam, de alguma forma, na instituição. Desta forma, um perfil administrativo, por exemplo, terá acesso apenas às funcionalidades da rede e do sistema que envolve sua rotina de trabalho.