O objetivo é promover a troca de informações entre colaboradores da UTI
O Serviço de Psicologia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Erasto Gaertner está promovendo, todos os meses, em três turnos diferentes, o programa “Roda de Conversa” com o objetivo de disponibilizar a troca de informações entre profissionais de enfermagem do setor.
Os encontros são conduzidos pela psicóloga da UTI, Vitória Cordovil de Almeida, em parceria com a supervisora de enfermagem da UTI, Sandra Mara de Lima. A Roda de Conversa é uma metodologia de trabalho que possibilita encontros nos quais a reflexão e ressignificação de saberes podem acontecer.
O setor de UTI é um ambiente onde se requer ações rápidas e imediatas de toda equipe e apresenta fatores potencialmente estressantes que podem causar esgotamento emocional relacionado ao trabalho (Síndrome de Burnout). Por isso, de acordo com a psicóloga Vitória Cordovil, “oferecer um momento de escuta e diálogo sobre questões subjetivas relacionadas ao processo de trabalho possibilita ao colaborador falar de si e de suas ocupações e, a partir das questões trazidas, possibilitar melhoras na qualidade da assistência na UTI”, relata.
A psicóloga ainda ressalta que “para os técnicos, o trabalho fica muito mais agradável quando podem dispor de um espaço para serem escutados e apresentarem seus desejos e necessidades para melhor atender às pessoas em processo de adoecimento”.