Notícias

Psicologia do Erasto Gaertner completa 38 anos de atuação - 30/04/2021

O setor promove um verdadeiro encontro entre a fala e a escuta nas etapas do processo de adoecimento e hospitalização          


No dia 1º de maio de 1983 o setor de Psicologia do Erasto Gaertner foi criado com o objetivo de tratar aspectos emocionais dos pacientes com câncer. Agora, 38 depois, comemora-se a evolução e o reconhecimento do trabalho destes profissionais que hoje comandam um serviço de referência no sul do país, inclusive no que diz respeito à pesquisa e ao ensino na área.

De acordo com a supervisora da Psicologia Clínica da instituição, Iolanda Galvão, a equipe busca ajudar pacientes e seus familiares na adaptação tratamento e à doença, bem como a oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao adoecimento nesse momento delicado de suas vidas.

“A Psico-Oncologia trouxe uma nova perspectiva para os pacientes, familiares e a equipe envolvida nas etapas do processo de adoecimento e hospitalização. Neste percurso, a subjetividade do paciente, dos seus familiares, as suas formas de compreender e de dar significado às experiências vividas são importantes subsídios para a atuação do psicólogo. Costumamos dizer que é o verdadeiro encontro entre a fala e a escuta”, afirma Iolanda Galvão.

A Psicologia do Erasto Gaertner começou, na década de 80, com apenas duas profissionais. Atualmente, a equipe cresceu e conta com sete psicólogos em seu quadro funcional, tendo em vista o aumento da demanda pelo constante crescimento da instituição, que hoje possui seis unidades operacionais no Paraná e Santa Catarina.

Além do trabalho realizado em relação aos aspectos emocionais envolvidos no processo de doença e tratamento do câncer com pacientes e seus familiares, a equipe da Psicologia também possui um importante papel na formação de novos profissionais especializados na área. “Desde 2007, contribuímos para a formação de dois residentes ao ano. Nosso compromisso com o ensino é parte da missão. Hoje, quatro dos nossos profissionais foram formados por meio da Residência Multiprofissional da instituição”, conta a supervisora Iolanda Galvão”.

Para o futuro, a psicóloga Iolanda conta que esperam caminhar em conformidade com a missão, visão e valores do Complexo Hospitalar.“Nossa equipe de psicólogos continuarão em constante processo de estudo e formação, buscando oportunizar aos pacientes e seus familiares sempre um atendimento de excelência”, comenta.