Notícias

Radioterapia Superficial no HEG previne o surgimento de queloides - 15/05/2019

O procedimento é ofertado a pacientes pós-cirúrgicos                                 


O Hospital Erasto Gaertner, centro de referência em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, possui um dos parques tecnológicos mais modernos do Brasil e uma equipe médica e multiprofissional altamente especializada para as mais diversas terapias. Com foco no bem-estar e na recuperação pós-cirúrgica dos pacientes, a instituição oferece à população um serviço exclusivo para o tratamento de lesões superficiais, a Radioterapia Superficial.

Essa terapia controla a proliferação de fibroblastos, interrompe o ciclo celular e induz a senescência celular prematura, ou seja, previne o surgimento de queloides que, na maioria das vezes, ocorre devido ao crescimento exacerbado do tecido fibroso em recuperação. Proporcionando melhor cicatrização com resultados estéticos excelentes e taxa de recidiva muito baixa. Também é a técnica de escolha para queloides sintomáticos, refratários ou lesões severas.

Estudos mostram que a Radioterapia Superficial é mais efetiva quando aplicada logo após a ressecção do que em um queloide já estabelecido. A taxa de controle é de 70% a 90% quando administrada após a excisão cirúrgica. O tratamento com a Radioterapia Superficial pode ser realizado em qualquer região do corpo. O processo é simples, indolor e seguro, pois as regiões adjacentes são protegidas durante a aplicação e a penetração se limita à pele.

O serviço é oferecido pelo Departamento de Radioterapia do Hospital Erasto Gaertner nas seguintes modalidades: Feixe de Elétrons, Raios-X e Betaterapia, que além destes equipamentos, possui cinco modernos aceleradores lineares que são utilizados para o tratamento de lesões oncológicas.

Sobre o Hospital Erasto Gaertner

Com mais de 45 anos de tradição, o Erasto Gaertner realiza 480 mil atendimentos e cerca de 1 milhão e 900 mil procedimentos ao ano. A instituição atende pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais operadoras de saúde e particulares, oferecendo segurança e o que há de mais moderno em todas as fases do acolhimento hospitalar. Confira todos os planos de saúde conveniados: https://erastogaertner.com.br/pagina/convenios. Para mais informações sobre o serviço, entre em contato diretamente com o Departamento de Radioterapia do HEG através dos telefones: (41) 3361-5026/ (41) 3361-5162.