Notícias

Rede Feminina de Combate ao Câncer lança Projeto Camarim - 10/03/2023

Unidade abre espaço para que pacientes oncológicas possam se maquiar, cuidar da beleza e posar para foto profissional


O Hospital Erasto Gaertner (HEG) em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) celebrou o Dia Internacional da Mulher, com a inauguração de um espaço voltado ao estímulo à saúde e ao bem-estar feminino.

O camarim é um projeto que ajudará a resgatar a autoestima das pacientes oncológicas e está localizado na sede da RFCC, situada nas dependências do HEG.

Neste espaço, mulheres em tratamento contra o câncer poderão se maquiar, utilizar peruca, caso queiram, e fazer uma foto profissional. A iniciativa surgiu após muitos relatos de quem buscou a RFCC e os Anjos de Rosa (voluntárias) para atenuar o impacto estético a partir da implantação de próteses capilares e mamárias. Após o diagnóstico, algumas dessas pacientes apontaram queixas de abandono ou abuso emocional de seus parceiros em virtude das mudanças físicas.

“Um dos mais evidentes efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos são as mudanças na autoimagem dos pacientes que enfrentam a doença. Muitas vezes, isso se torna um dos principais impactos emocionais e até mesmo motivo de não adesão ao tratamento, principalmente por mulheres”, enfatiza a presidente da RFCC, Angela Zanlorenzi.

Como as ações do Camarim dependem da participação de grupo de profissionais (maquiadores, fotógrafos, especialistas em prótese capilar, etc), a agenda incluirá inicialmente atendimento as segundas e quartas-feiras no período da tarde, quando até cinco pacientes previamente inscritas serão beneficiadas pelo programa.

“Criamos um registro afetivo deste momento por meio de uma produção fotográfica que foi entregue em um porta-retrato confeccionado pelas voluntárias mosaicistas. Esperamos muito em breve ampliar a ação para pacientes masculinos e também para familiares. Para isso, precisaremos do apoio contínuo da sociedade para a doação dos produtos e também disponibilidade de voluntários profissionais da área da beleza”, destaca Angela.

Ela lembra que os projetos de humanização da Rede Feminina partem da premissa “custo zero” para que todo o recurso financeiro arrecadado seja destinado a operacionalizar a Casa Rosa e as ações sociais praticadas em prol das pessoas que frequentam as instalações do Erasto Gaertner diariamente.

“O sonho do Camarim foi concretizado a partir da generosidade de uma paciente que, logo após seu diagnóstico, num ato de empatia e altruísmo, doou o valor total do orçamento da obra civil. Após esse grande incentivo, a Rede Feminina buscou os demais apoiadores, que, doando seus produtos e serviços, concluíram com excelência esse espaço de cuidado e acolhimento. É um programa que, sem dúvida, fará a diferença na vida de muitas pessoas que enfrentam o tratamento do câncer.”

O evento de inauguração do Camarim contou com a presença de colaboradores, pacientes e representantes dos apoiadores, entre eles o Instituto Solange Massa. Também apoiaram a iniciativa: Jessica Pacheco Novick; Grupo Paraná - Mármores e Granitos; Montari; Clube da Alice; Mozart Machado; Gambis Soluções Criativas; Fredi Fotos; Modas Karin; Instituto Atitude na Cabeça; Detalhes de Varanda; Mary Kay; Bom Balanço, Baquet Jardim Vertical; Montari – Móveis Planejados; Voluntárias Mosaicistas da RFCC; Iluminação Tamanduá; Beatriz Pereira; Julia Sperb Bermudez e Laiane Eckel.